Por que o alongamento é tão importante?

Por Alexis Drake Iver

Mesmo sendo um personal trainer, formado em educação física, eu não posso dizer que adoro alongamento! Pelo contrário, durante muito tempo eu o odiei, hoje eu suporto, mas… não posso dizer que gosto da tarefa! Mesmo assim, como provavelmente você já ouviu de um treinador, um professor de educação física ou um personal trainer, você TEM que alongar! Goste ou não goste, você não tem escolha!

Se eu tivesse que escolhe um único tipo de exercício, alongamento seria minha escolha. Mas se eu não tenho simpatia alguma pelo bendito alongamento, como é que eu poderia fazer tal afirmação? Os benefícios do alongamento são tantos e a possibilidade de real dano ao seu corpo sem ele tão forte que se eu tivesse que escolher apenas um tipo de exercício, não poderia fazê-lo sem alongamento, o que reduz minha escolha a essa única possibilidade!

Hormônio do crescimento (HGH)

O alongamento em si não liberará esse hormônio, mas preparará o corpo para que o hormônio que ajuda no crescimento muscular seja liberado com o exercício pós alongamento.

Risco de contusões musculares

Não alongar antes de se exercitar, seja em atividades aeróbicas ou não, incorre em um grande risco de se sofrer contusões musculares durante o exercício. Muitas vezes, a pessoa que pratica atividades físicas sem alongamento não percebe o dano que está causando pouco-a-pouco. Quando falamos em contusões, nem sempre estamos no referindo a uma grande e dolorida contusão que é facilmente percebida. A maior parte do dano aos músculos é silencioso e não é sentido imediatamente.

Relaxamento

Após qualquer atividade física intensa ou mesmo stress diário, o alongamento permite o relaxamento da musculatura de forma que a tensão seja reduzida e não apareçam dores posteriormente.

Circulação

O alongamento ativa a circulação sanguínea sendo ótimo para pessoas que sofrem de diabetes, pressão baixa ou mesmo que passam muito tempo em uma única posição no trabalho.

Evita o endurecimento das artérias

Pesquisas mostram que pessoas que praticam alongamento continuamente pr longos períodos, como ioga ou pilates, mantém uma dieta equilibrada e praticam alguma atividade aeróbica apresentam níveis baixos de colesterol e artérias saudáveis.

Alexis Drake Iver é personal trainer em Los Angeles, California.

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